terça-feira, outubro 19, 2010

Pronossovaleinbike
Ligação Barrancos - Mira de Aire
20 a 25 de Agosto de 2006

Dia 1: Barrancos-Amareleja: Viajando no Alentejo com os olhos entreabertos, com um pé em Portugal e outro em Espanha.

Quilometragem: 60 Km
Temperatura média: 38º C (máxima: 42º C)
Água consumida a pedalar: 4,5 litros por biker

O dia começou cedo, às 2 horas da manhã, com a viagem de Mira de Aire até ao local da partida, a vila de Barrancos, onde chegámos por volta das 7 horas depois de observarmos um esplendoroso nascer do Sol junto ao espelho de água da albufeira do Alqueva perto Monsaraz. O primeiro e único contacto com os populares desta localidade não foi muito amigável, facto talvez explicável pela hora madrugadora da abordagem. Desde o taberneiro que nos serviu, com sete pedras na mão, o café da manhã, passando pelo transeunte que efectuava o passeio higiénico matinal com o seu cão labrador retriever (único ser vivo afável que por ali conhecemos) o qual com o seu característico ar brincalhão se meteu connosco e nós com ele, terminando o divertimento com um ralhete por parte do dono, até à resposta lacónica dada por outro habitante da terra quando educadamente questionado acerca possibilidade do material descarregado da carrinha de apoio estar a estorvar a saída de um carro do estacionamento: “a GNR é que sabe”. Rodeados por este ambiente pouco simpático (pela a primeira vez em 8 anos de pedaladas por Portugal fomos mal recebidos) rapidamente nos equipámos para iniciar a nossa jorna em direcção a Santo Aleixo da Restauração. Acompanhados pelo toque das 8 badaladas do sino da igreja matriz, despedimo-nos de Barrancos rumo a Sul, na direcção da Herdade da Contenda. Chegados ao portão que delimita a referida herdade, atingimos a linha de separação Portugal-Espanha, balizada no terreno por marcos de fronteira, neste local, coincidente com um trilho magnífico encaixado num terreno ligeiramente acidentado, pontuado por zonas com descidas curtas mas inclinadas, seguidas de penosas e curtas subidas. Quando abandonámos a linha de fronteira em direcção a Oeste, a morfologia do terreno tornou-se mais dócil, os trilhos passaram a estradões, a vegetação mais densa proporcionando uma progressão mais agradável e com mais sombra (às 10 horas registámos 38ºC de temperatura). Desta forma progredimos até á entrada principal da Herdade da Contenda apanhando em seguida um estradão que nos conduziu ao local do reforço alimentar em Santo Aleixo da Restauração. O repasto encomendado pela logística num simpático restaurante desta localidade estava magnífico e deixou-nos com uma moleza compreensível, pois praticamente não tínhamos pregado olho e o termómetro registava uns aprazíveis 42ºC. Assim decidimos efectuar uma paragem de duas horas, literalmente à sombra do chaparro, para retemperar forças e fugir da hora do calor. Com as forças revigoradas partimos desta simpática aldeia por volta das 16 horas seguindo por um trilho levemente ascendente sempre acompanhados por mansos bovinos de grande porte até ao campo de aviação da Herdade das Tesas. Os 12 quilómetros seguintes foram percorridos no interior desta herdade por entre sobreiros e na companhia de dezenas de veados que alegremente saltitavam à nossa frente até ao rio Ardila. Transposto o obstáculo natural, nesta altura do ano pouco caudaloso, surgiu uma situação de decisão difícil: um enorme portão fechado a cadeado vedava o caminho por nós idealizado (vicissitudes da navegação pura). Duas hipóteses se colocavam, ou saltávamos ou portão e continuávamos no nosso rumo, ou teríamos que voltar atrás e percorrer muitos mais quilómetros. Depois de uma breve conferência e de observação cuidada do obstáculo decidimos transpo-lo tendo em mente que a saída seria efectuada da mesma forma. Esta invasão pacífica da Herdade dos Garrochais, tornou-se numa prova de 2 quilómetros barreiras em BTT pois, não galgámos dois mas quatro portões. Após esta peripécia concluímos o dia pedalando em plano até à movimentada e animada Amareleja, onde arribámos por volta das 19 horas e assentámos arraiais no campo de futebol da vila para um merecido banho quente e uma boa noite de sono, não sem antes provar uns belos pitéus alentejanos.